PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43133 > PORTÕES ABERTOS BASE AéREA DE BRASíLIA RECEBE MAIS DE 75 MIL PESSOAS NO PORTõES ABERTOS 2024

PORTÕES ABERTOS

Base Aérea de Brasília recebe mais de 75 mil pessoas no Portões Abertos 2024

Publicado: 2024-09-16 14:00:57
O público pôde explorar uma ampla exposição que contou com a participação de aproximadamente 60 aeronaves

A Base Aérea de Brasília (BABR) foi o cenário de uma grande celebração para os amantes da aviação neste domingo (15/09), com o evento Portões Abertos 2024. Com entrada gratuita, o evento atraiu um público de mais de 75 mil pessoas.

O público pôde explorar uma ampla exposição que contou com a participação de aproximadamente 60 aeronaves, incluindo aviões militares, de aeroclubes, particulares e de escolas de aviação. Entre os destaques da Força Aérea Brasileira (FAB), estavam as aeronaves de transporte KC-390 Millennium, KC-30, C-99, C-105 Amazonas, além de caças F-5M e A-29 Super Tucano e dos helicópteros VH-35 e VH-36.

A Marinha do Brasil (MB) também se fez presente com a exposição do AF-1B Skyhawk (A4), um avião de ataque naval projetado para operar em porta-aviões. Aviões da Gol Linhas Aéreas, do Aeroclube PLA, da FARMOTEC, além de aeronaves da Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil do Distrito Federal, também abrilhantaram o evento.

Entre as atrações, o público pôde assistir às emocionantes demonstrações de paraquedismo e à apresentação da Esquadrilha Fox. As passagens impressionantes dos caças F-39 Gripen e F-5 emocionaram os visitantes com suas manobras de alta velocidade e potência. Além disso, o Exército Brasileiro (EB) expôs seu sistema de lançadores múltiplos de foguetes Astros II, capaz de atingir alvos a até 300 km de distância, junto a outros veículos e equipamentos, que chamaram a atenção do público.

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, foi um dos grandes destaques do evento, encantando o público com acrobacias realizadas por sete aeronaves A-29 Super Tucano. Durante os 40 minutos de show, realizado tanto pela manhã quanto à tarde, a plateia aplaudiu manobras como o looping, o voo de dorso e a icônica manobra do coração, que foram os momentos mais emocionantes da exibição.

Além das performances aéreas, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) emocionou os presentes com um repertório eclético. 

O Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Miguel Ângelo Côrtes Salvio Junior, destacou que o encontro faz parte das iniciativas da Força Aérea Brasileira para estreitar os laços com a sociedade. Ele ressaltou que a ocasião proporcionou ao público uma visão mais aprofundada das atividades da FAB e das outras Forças Armadas e Auxiliares.

“O evento foi uma excelente oportunidade para nos aproximarmos ainda mais da sociedade, demonstrando claramente o nosso trabalho,” afirmou o Oficial. “Esse tipo de interação é crucial, pois não apenas fortalece nossa conexão com o público, mas também inspira novos talentos e incentiva jovens a ingressarem nas fileiras das Forças", concluiu o Oficial. 

O Portões Abertos 2024 também teve um caráter social, com a arrecadação de alimentos, que serão doados ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Distrito Federal.

Visitantes de todas as idades aproveitaram o evento, cada um levando uma experiência única. O estudante João Gabriel de Oliveira, em sua primeira participação, ficou impressionado com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. "As manobras foram incríveis! Eu nunca imaginei que fosse possível realizar algo assim. Superaram todas as minhas expectativas", afirmou.

A empolgação de João Gabriel foi compartilhada por Iasmin de Oliveira, recém-aprovada na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). "Essa apresentação nos motiva ainda mais a estudar. Quando eu me formar, quero servir ao meu país", declarou com entusiasmo, demonstrando o impacto inspirador do evento sobre os jovens.

Enquanto isso, Luiz Augusto Alves, de apenas sete anos, teve um momento inesquecível ao visitar o F-39 Gripen. "Eu gostei muito desse avião", disse, encantado com a imponência da aeronave.

Vídeo: Sargento Lucas / CECOMSAER

Fotos: Sargentos Mônica e Marcos / CECOMSAER